terça-feira, 5 de junho de 2012

O QUE É CIDADANIA

Resenha: Valdemir Mota de Menezes


O Que É Cidadania
(Maria de Lourdes Manzine Covre)
Editora Brasiliense



INTRODUÇÃO

Este livro foi publicado pela Editora Brasiliense, escrito por uma renomada escritora, a Maria de Lourdes Manzine Covre, professora da USP e pesquisadora por esta importante instituição de ensino. Esta obra literária aborda com propriedade o tema CIDADANIA. Este tema é abordado a partir do conceito de cidade e o surgimento deste aglomerados humanos. O Direito a cidadania trata do atendimento as necessidade básicas dos homens.


O QUE É CIDADANIA?

A autora trata do tema abordando a confusão que a maioria das pessoas fazem ao acharem que ser cidadão é simplesmente poder votar. Cidadania inclui na obrigação do povo fiscalizar as ações do Estado e cobrar que as regras sejam respeitadas. Praticar cidadania é a forma de construir uma sociedade melhor. Os brasileiros são convocados para exercerem sua cidadania nas horas de folga, pois é comum as pessoas gastarem o seu tempo livre com futilidades, negligenciando o debate público.

O livro é um encorajamento para que os cidadãos lutem pelos direitos políticos, sociais e civis. È traçado uma busca etimológica da palavra CIDADANIA de acordo com os conceitos mais antigos dos gregos e mostra como as revoluções burguesas procuraram alcançar o status de cidadão pleno. Na busca por uma melhor definição sobre o que é cidadania, a autora procura em quatro importantes baluartes da sociologia definições do conceito desta palavra, sendo eles: Rosseau, Kant, Marx e Lock.

Este livro busca na história do Brasil exemplo de como o povo via o exercício da cidadania no período da independência e ainda faz analogia sobre a cidadania na educação e emite sua opinião sobre o ensino na década de 1950 considerando-o melhor do que os dia atuais.

O livro consome várias páginas para retratar a situação desfavorável do trabalhador que vende sua força e serviço para o capital e quase sempre não tem em contrapartida os benefícios necessários para a sua existência. A um tom de revolução nesta Obra, nem poderia ser diferente, pois Karl Marx é citado com frequencia e não tem como não falar em cidadania, sem tocar no tema do povo se aproximar do povo, para exigir seus direitos.

O livro esta divido em alguns capítulos que trata dos seguintes temas: O primeiro capítulo fala da aproximação da cidadania, mostrando que só cidadania é quando todos os homens são tratados iguais perante a lei. No segundo capítulo a autora explora o tema da burguesia e como esta conseguiu romper o imobilismo social do período feudal. O terceiro capítulo, como já dissemos anteriormente é dedicado ao conceito marxista de cidadania e a reação da classe trabalhadora contra a exploração do trabalho alheio.

O quarto capítulo trata do capitalismo que segundo a autora melhorou as condições de vida dos cidadãos, mas ainda possui um caráter exploratório, neste período contemporâneo da história temos o fim de várias monarquias e o estabelecimento do Estado liberal, com a divisão dos poderes em que o poder não é mais exercido de forma absoluta por um monarca. A Declaração dos Direitos do Homem também representa uma evolução no conceito de cidadania.

O quinto capítulo toca no assunto do surgimento do Brasil, que não experimentou o feudalismo, pois esta nação surgia no período de transição global do feudalismo para o capitalismo. A autora desenvolve uma análise sobre a relação da Inglaterra com o Brasil, pois que os ingleses ajudaram o Brasil a se livrar do jugo de Portugal, mas passou a explorar a matéria-prima do Brasil, até que finalmente o Brasil conseguiu se industrializar. Com a industrialização o Brasil sofreu uma migração interna dos campos para a cidade, onde as pessoas iam em êxodos para as metrópoles em busca de melhor condição de vida.

O sexto capítulo é marcado pelo convite da escritora para que façamos uma revolução individual e cultural em busca da cidadania plena através de uma constante reivindicação dos trabalhadores por uma sociedade mais justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário