terça-feira, 5 de junho de 2012

EDUCAÇÃO E CIDADANIA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM QUATRO AULAS

Nestas quatro aulas iremos abordar o tema acima e iremos dividir cada aula com os seguintes tópicos:

Educação e Cidadania na família

O cidadão deve ser educado para que saiba qual é o seu papel na família, desde o momento em que o pai e mãe tem o dever de cuidar dos filhos, como no curso da vida, estes deveres invertem e os filhos devem amparar os pais na velhice. Respeitar os papeis e as regras em família é o princípio da cidadania. Sem família, fica difícil constituir um cidadão.
Educação e Cidadania na política

O cidadão deve ter consciência do seu papel na política regional, estadual, federal e até global. Cobrar o cumprimentos das regras e ter o compromisso de obedecer as regras são papeis que os cidadãos chamados de “bem” devem trazer na sua conduta. Ainda o povo brasileiro limita-se a desempenhar seu papel político apenas nas eleições e pouco fazem para acompanhar a aplicação da leis e verbas públicas.

Educação e Cidadania no meio-ambiente

O cidadão educado tem consciência que ele faz parte de um planeta e que sua conduta pode melhor ou pior as condições de vida de todos os seres vivos. Nossa conduta com relação a fauna, a flora e evitando degradar o meio ambiente é hoje um fator importante na educação ambiental.

Educação e Cidadania na sociedade

O cidadão é uma peça da sociedade que deve se colocar no seu lugar obedecendo regras e até ajudando a melhorar estas regras, mas nunca transgredi-las. Existem regras no condomínio, regras no transito, regras no trabalho, regras na escola, regra na igreja, regra no clube. A transgressão torna o grupo fragilizado, e o cidadão de bem deve aprender a respeitar as regras. Desde obedecer um semáforo no transito, até horários de entrada na unidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário