terça-feira, 7 de julho de 2009

I - UNIDADE NACIONAL

A unidade nacional é conjunto de elementos que compõe a formação de um país. Durante a história nenhum estado foi forte suficiente para manter-se no poder autônomo por muito tempo, por isso a maioria dos países são autônomos a pouco tempo. Entretanto alguns são bem antigos como Israel , a Grécia e a china.


O POVO
________

O povo é o elemento numero um de uma unidade nacional, o povo é em geral pessoas de um mesmo grupo ético que estão sujeitos as mesmas leis e costumes.


TERRITÓRIO
____________

Para que haja unidade nacional também se faz necessário o que este povo vivia na mesma terra. E estes limites fronteiriços chama-se território


NAÇÃO
_______
Nação é o conjunto de um povo com sua terra, tradições, história, instituições e crenças. Um milagre histórico ocorreu com o povo judeu pois eles do ano 70 até 1948 mantiveram-se unidos pelas suas crenças, tradições e língua, sem contudo terem um território e apesar disto mantiveram a unidade nacional sem território durante quase 2.000 anos. Quando um estado abrange varias nações ou mais de uma é comum haver distúrbios e busca pela indepedência.


PÁTRIA
_______

A pátria é a união do estado, da nação e do país. Ao sentimento de amor a sua Terra chama-se patriotismo, que é na verdade um sentimento de vontade e prestar serviços a sua pátria.

PAÍS
____


O país é o território com seus limites, flora, fauna, geografia, mar territorial, riquezas naturais e espaço aéreo.

LÍNGUA

A língua è um fator muito importante na unidade nacional. Muito países se fragmentaram por que uma parte do povo falava uma lÍngua e outra parte falava outra língua portanto quando o amor a língua se torna maior do que o amor ao território os homens de um estado procuram separa-se: mas quando todo o país é bilingue, em vez de uma parte do país falar uma língua e a outra para falar outra ,então é bem mais difícil haver separação haja visto que as duas línguas se fundiram no seio da população


ESTADO



O estado é o responsável pela organização jurídica e administrativa do país, assim e que o estado é a nação politicamente organizada. Existe dois tipos de estado: simples e composto: no tipo simple só existe uma unidade fede ral, mas no estado composdo existe vários estados. A franca é um exemplos de estado simples e os estados unidos e Brasil s ao exemplos de estado composto. O estado tem o dever de promover o bem comum, assim chamado porque o bem equivale ao desenvol vimento e a melhoria de vida, também é chamado comum porque os benefício defeme ser comum a todos os Cidadão. O Brasil é formado por três etnias

A CONSTITUICÃO



Todos os países possuem uma constituição que serve para regular e determinar a forma de governo os seus deveres e atribuições: podemos dizer que o pentateuco [os cinco primeiros livros da bíblia] foi a primeira constituição do povo de lsrael, nestes cinco livro Deus regulou a forma de governo em Israel bem como deu um código penal para que pudessem julgar as causas entre o povo.

A constituição é também chamada de carta MAGNA ou seja, o documento mais importante de um estado. Nós, os crentes, devemos respeitar e obedecer a constituição do povo a que pertencemos, somente devemos desobedecer se houver uma lei que vai frontalmente a nossa carta magna celestial, as Escrituras Sagradas, pois nós temos dupla cidadania: uma terrestre e outras celeste.

Quando as duas entram em conflito ficamos com o que diz a celestial. Veja o caso de Sadraque, Mesaque e Abedenego em Daniel 3:l-30, nesta passagem das Escrituras, diz que o rei Nabucodonozor publicou um decreto [Dan 3:10] obrigando o povo a cometer idolatria (Dan 3:11) mas estes três judeus recusaram obedecer (Dan 3.12) e mesmo sendo castigados, lançados no fogo, não temeram (Dan 3.19-21).

O apóstolo Pedro passou por situação idêntica quando houve conflito de constituição terrena e celeste, mas ele como um bom seguidor de Cristo respondeu as autoridades: “MAIS IMPORTA OBEDECER A DEUS DO QUE AOS HOMENS"(Atos 5.29)

A constituição deve ser considerada em alta estima e como a lei suprema do nosso pais, eis a importância dela:
-ela estabeleceu o regime político do Estado
-ela estabelece os deveres e direitos do Estado e dos cidadãos
-ela estabelece os principais itens da organização nacional.

As constituições variam quanto a ORIGEM:

-CONSTITUICÃO OUTORGADA: quando o governante a impõe.

-CONSTITUICÃO VOTADA: quando redigida pelos representantes do povo, a assembléia constituinte.




As constituições variam quanto a forma:

-CONSTITUIÇÃO COSTUMEIRA: nesta, as leis são transmitidas de geração a geração muitas vezes de forma oral .

-constituição escrita: hoje quase todas são escritas e sub-dividas em capítulos e itens.

as constituições variam quanto a CONSISTENCIA:

-CONSTITUIÇÃO FLEXIVEL: é aquela que facilmente é alterada, cada governante procura adapta-la
-CONSTITUIÇÃO RIGIDA : esta é bem mais complexa o processo para alterar os seus artigos.

Após a revolução constitucionalista de 1932,em são Paulo, e para evitar novos conflitos, Getúlio convocou uma assembléia constituinte para a elaboração de nova carta magna. Surgia, então, a constituição de 1934.

Nenhum comentário:

Postar um comentário