sábado, 25 de julho de 2009

REGIME POLÍTICO

REGIME POLÍTICO

O regime político é a forma pela qual se governa uma nação procurando o progresso social, econômico e político. Os regimes de governo humano tomam diversas formas entre elas:

MONARQUIA - governo de um monarca ,ou rei. A monarquia pode ser absoluta ou constitucional. ABSOLUTA: quando o rei governa independente e CONSTITUCIONAL quando as funções do rei esta previamente determinada por uma constituição.





OLIGARQUIA governo de um pequeno grupo que controla o Estado, é comum a oligarquia controlar um pais, entre tanto ela é bem discreta e pouca percebida pela sociedade.

TEOCRACIA SACERDOTAL governo de sacerdotes que afirmam sua legitimidade de governo por ordem divina. Vários povos já tiveram esta forma de governo, entre eles Israel e no século XX um exemplo um exemplo é o Irã





PARLAMENTARISMO - com um PRIMEIRO MINISTRO que é tão importante quanto o presidente.

MILITARISMO - governo dos militares. Muitos países já tiveram como governante os militares, inclusive o Brasil. O comando das Forças Armadas determina um dentre eles para governar dando assim um golpe de Estado. Na América Latina houve muitos governos assim no século XX, também o francês Napoleão Bonaparte há alguns séculos atrás por meio de suas campanhas militares tornou-se imperador francês.


TECNOGRACIA governo dirigido por técnicos que cuidam de cada setor da sociedade.

DITATURA governo de um ditador, o ditador pode chegar ao poder por diversos regimes políticos como pela democracia. O ditador governa pela sua palavra, este difere do monarca absolutista porque nesta última o poder se adquire hereditariamente.

COMUNISMO governo e política econômica que prega a igualdade social subtraindo do cidadão o direito a propriedade. No comunismo o Estado é tudo para todos, é o coletivo que importa.

DEMOCRACIA governo denominado do povo para o povo.As democracias são geralmente REPUBLICAS onde o governo pode ser PRESIDENSIALISTA, quando o presidente é o chefe do Estado, ou PALAMENTARISTA, quando o primeiro ministro é o chefe do Estado, e o presidente uma figura simbólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário