quarta-feira, 8 de junho de 2016

POSITIVISMO NO REGIME MILITAR

"PRA FRENTE BRASIL!": AS IDEIAS POSITIVISTAS NO REGIME MILITAR


                       
 Qualquer brasileiro (ou pelo menos a maioria) sabe o lema bordado na bandeira do Brasil: "Ordem e progresso".

 Esse é o lema do "positivismo", corrente de pensamento desenvolvida porAugusto Comte no século XIX. Mas, foi o sociólogo Émile Durkheim(1858/1917) seu teórico mais importante.

 Na visão dos positivistas a sociedade funcionava "como um todo orgânico, regulada por leis naturais". Assim os acontecimentos da sociedade ocorriam independente da "vontade dos individuos" (RIDENTI, 1992).

  Como um organismo em constante evolução o ideal positivista acreditava que bastava conhecer os mecanismos reguladores da sociedade para poder organiza-la, com isso caberia aos individuos obedecer e respeitar as normas da sociedade para poder participar do seu progresso.

 Por aproximar a Sociologia das demais ciências, Durkheim acreditava que o pesquisador deveria manter uma certa distância em relação aos fatos analisados pelos sociólogos, essa a chamada "neutralidade cientifica"(COSTA, 1997).

  Pois bem, é no Brasil republicano que essas ideias tornam-se dominantes e são incorporadas nos corações e mentes do povo brasileiro.

  Ao fazer uso do lema "Ordem e Progresso" os republicanos, e bem mais a frente os militares que tomam o poder a partir de 1964, colocavam à população brasileira que, para ter progresso seria necessário ter a ordem, ou seja, todos deveriam respeitar e aceitar as regras impostas pelo governo, qualquer protesto era visto como sinal de contrariedade ao progresso brasileiro.

  No Regime Militar (1964/1984) caberia ao Estado manter a "ordem interna a qualquer preço" (RIDENTI, 1992), mesmo que para isso fosse necessária a repressão violenta que marcaria esse como um dos MELHORES períodos da história brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário